O Espaço Cultural Paraty foi registrado como entidade sem fins lucrativos 1991, mas como central de idéias e projetos culturais existe desde 1983.

Desde 1985 é a entidade que rege o Teatro Espaço, sede do Grupo Contadores de Estórias, companhia teatral fundada em 1971, com respeitável carreira no Brasil e no exterior.


Principais atividades:

 

   

Apresentações de espetáculos de teatro, dança e música. Pelo seu palco já passaram Paulo Moura, Paulo Autran, Antônio Nóbrega, Denise Stoklos, Regina Miranda, Ismael Ivo, Joyce, entre muitos outros.

   

Grupo Contadores de Estórias. Sede da companhia que, além de ganhar vários prêmios no Rio e em São Paulo foram e continuam sendo apresentados em várias partes do mundo, em festivais importantes como o de Nancy, na França, o Festival das Nações, do ITI em Baltimore, EUA, o Festival des Amériques em Montreal e o Next Wave Festival de Nova York.

Apresentação dos espetáculos do Grupo Contadores de Estórias.
   

O Modo de Fazer, uma exposição e edição de livro sobre métodos de confecção artesanal da região de Paraty em vias de extinção, resultado de pesquisa com subvenção da Fundação Ford;

O Modo de Fazer
   

Criação, produção e sede do Projeto Contatos Cênicos, que trouxe a Paraty (com ocasionais extensões para Rio, S. Paulo e Salvador) 17 companhias internacionais para um projeto de dez dias que inclui uma apresentação seguida de uma semana de laboratórios e trocas com artistas brasileiros especialmente convidados. O Projeto Contatos Cênicos valeu para o Teatro Espaço o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhores produtores na área de dança de 1991;

Projeto Contatos Cênicos
   

Criação e sede, por 2 anos, da Rede de Promotores Culturais da América Latina e do Caribe (La Red), organismo com 26 representantes de 19 países da América Latina e Caribe, patrocinada principalmente pela Fundação Rockefeller e que nos seus 6 primeiros anos fez circular mais de 500 artistas latino-americanos na América Latina;

Rede de Promotores Culturais da América Latina e do Caribe (La Red)
   

Toda a equipe do Teatro Espaço atuou na Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty quando seu diretor, Marcos Caetano Ribas, foi nomeado Secretário em 1997, desenvolvendo um projeto de marketing cultural para a cidade e realizando eventos de porte como o festival da pinga, as exposições Amyr Klink Fotos e Objetos de Viagem e Djanira em Paraty, entre muitos outros;

   

Criação e sede do projeto do Sítio Histórico-Ecológico Caminho do Ouro, de pesquisa histórica e turismo cultural, com apoio do IPHAN e do MinC.

Sítio Histórico-Ecológico Caminho do Ouro
   

Criação e execução do projeto Paraty - Registro do Caminho do Ouro, de prospecção arqueológica das ruínas da Casa do Registro, encontradas no Sítio Histórico-Ecológico Caminho do Ouro, com patrocínio da Petrobras.

Paraty - Registro do Caminho do Ouro
   

Execução do projeto Escolas no Caminho do Ouro, inserido no projeto acima, que levou, em 2002, 1408 jovens da rede de escolas públicas de Paraty para conhecerem o Caminho do Ouro.

Escolas no Caminho do Ouro
   

Publicação dos livros Descaminhos e A História do Caminho do Ouro em Paraty (este em sua terceira edição), ambos de Marcos Caetano Ribas.

publicação dos livros Descaminhos e A História do Caminho do Ouro em Paraty
   

Montagem da exposição O Caminho do Ouro em Paraty, que foi vista por mais de 25.000 pessoas.
 

exposição O Caminho do Ouro em Paraty
   

Projeto Escolas no Teatro Espaço, que levou, desde 2006, 3.700 alunos da rede pública de ensino de Paraty ao teatro.

Projeto Escolas no Teatro Espaço
   

Fontes de Recursos e Parcerias:


Prefeitura de Paraty

Empresariado local

ACIP (Ass. Comercial e Industrial de Paraty)

Secretaria Estadual de Cultura

Ministério da Cultura (MinC)

Funarte

Casa Laura Alvim (Pref. Mun. do Rio de Janeiro)

Petrobras

Sesc São Paulo

MAM Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Programa Monumenta (UNESCO)

Caixa Econômica Federal



Fundação Ford

Fundação Rockefeller

Fundação Banco do Brasil

Fundação Vitae

Fundação RioArte



Recursos provenientes das apresentações e turnês do Grupo Contadores de Estórias

 

 

Grupo Contadores de Estórias  |  Teatro Espaço  |  Espaço Cultural Paraty  |  Históricos  |  Espetáculos  |  Agenda  |  Fotos  |  Loja  |  Contratações  |  Imprensa  |  Contato